“Salutar só é quando no espelho da alma humana forma-se toda a comunidade e na comunidade vive a força da alma individual. (Este é o motivo condutor da ética social)”

Estrutura diferenciada

 

EWFA, mais de 30 anos de existência!

 

A Escola Waldorf Francisco de Assis foi fundada, em 1985, por um grupo de pais e professores que tinham como ideal proporcionar aos seus próprios filhos uma educação diferenciada. Esse grupo de pessoas empenharam esforços traduzidos em tempo, recursos financeiros e formação para constituir a primeira escola com Pedagogia Waldorf da Zona Norte de São Paulo, chamada Francisco de Assis por sugestão das próprias crianças.

 

Iniciada com o Jardim de Infância, gradativamente a Francisco de Assis foi crescendo e implantou o Ensino Fundamental, o que exigiu mudanças de espaço físico até que se chegou ao endereço atual, na Av. Basileia, Lauzane Paulista – São Paulo-SP em 1995.

Em 2012, depois de principiado o projeto do Ensino Médio Waldorf e tendo formado a primeira turma em 2014, consolidou a integralidade da Educação Básica com classes do Maternal ao Ensino Médio.

 

Hoje, com a necessidade de nova ampliação, nossa Escola tem como objetivo uma sede nova com a construção de um amplo projeto arquitetônico para contemplar toda a sua necessidade de espaço e natureza, na Estrada da Roseira, Serra da Canteira, primando pelo mínimo impacto ambiental com a preservação de uma área, intocável, que corresponde a 75% da área total do projeto.

 

Nossos professores e pais são corresponsáveis pelo desenvolvimento das crianças e dos jovens da instituição, pressupondo um compromisso com o autoconhecimento e autodesenvolvimento. Somos uma associação sem fins lucrativos, com gestão participativa (autogestão) baseada nos princípios da Trimembração do Organismo Social, idealizado por Steiner (1861-1925), trabalhamos de forma orgânica, em comissões e instâncias, dando transparência a tudo que realizamos e a como aplicamos os recursos provindos das contribuições escolares.

 

MISSÃO DA ESCOLA

“Educar a criança e o jovem através da Pedagogia Waldorf, despertando-os para suas reais capacidades, tornando-os amorosos, responsáveis e livres para sua atuação no mundo e também propiciar o desenvolvimento da comunidade escolar e seu entorno.”

VISÃO

Ter em nossa comunidade escolar indivíduos que atuem e contribuam para uma sociedade mais justa e possam disseminar os princípios da Pedagogia Waldorf.
Ser um centro de irradiação desta pedagogia e da antroposofia na zona norte de São Paulo. Ter uma sede própria, que corresponda, em espaço e natureza, às necessidades físicas e anímicas para o salutar desenvolvimento das crianças e jovens.
Ser uma Escola estruturada onde a Pedagogia Waldorf esteja viva em todos os seus princípios e valores, do Maternal ao Ensino Médio. Possuir um corpo docente com formação ampliada e aprofundado na antroposofia e PW. Construir uma sociedade de indivíduos livres, dignos, autônomos, capazes de atuar no mundo com responsabilidade, criatividade e discernimento, fazendo não o que se quer, mas aquilo que deve ser feito. Ser Impulsionadora do movimento anfroposófico na ZN. Pais e professores permeados pela antroposofia estabeleçam respeito e clareza no dia a dia

VALORES

Ética • Moral • Transparência • Respeito e inclusão • Fraternidade
Responsabilidade social • Alimentação saudável

Empenho e determinação em nossos esforços dentro dos princípios da antroposofia e PW. Integridade, transparência e fraternidade em nossa conduta, nas relações interpessoais e nas institucionais. Respeito a todos os membros da comunidade em sua diversidade cultural, política e religiosa.