AUTOGESTÃO

Nossa escola tem em sua estrutura de organização social a prática da autogestão, fundamentada no conceito da Trimembração do Organismo Social, elaborado por Rudolf Steiner. A comunidade escolar é representada por Instâncias de responsabilidade com funções autônomas que interagem zelando por toda a vida organizacional da escola, promovendo a parceria entre professores, pais e funcionários, em prol de todos os alunos: crianças e jovens.

 

  • Grupo de Governança da EWFA: responsável pela vida pedagógica-cultural e coordena todo o corpo docente.

A Governança é composta exclusivamente por professores eleitos pelo corpo docente, com mandato pelo período de três anos. Contempla, em sua formação, professores representantes de todas as etapas do ensino (Infantil, Fundamental e Médio). Tem por responsabilidade a gestão administrativo-pedagógica da Instituição e a função de representá-la junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Seus membros também se dividem participando das Comissões de trabalho da escola. São elas: Financeira, Estágios e Intercâmbio, Rotina Escolar e Comunicação Interna, Materiais Pedagógicos, Divulgação, Sede Própria, Eventos, Matrículas, Interação Social, Desenvolvimento, Inclusão, Biblioteca e Embelezamento.

 

Composição atual da Governança:

Profª Ângela Maria Francisco Bernardo
Profª Denise Aparecida Seignemartin
Profº Marco Antônio Ferreira
Profª Veridiana Ginco de Oliveira

Profª Ana Carolina Janeiro Ghirello

Profª Yolanda Maria Herculano C. Coelho

 

  • AHFA – Associação Humanista Francisco de Assis:

É uma associação sem fins lucrativos cuja finalidade é a manutenção e desenvolvimento da Escola Waldorf Francisco de Assis – EWFA. Possui em seu quadro de associados pais, professores e amigos da escola. Está à frente da Associação, a Diretoria Executiva eleita pela Assembleia Geral de Associados, sendo composta por seis membros voluntários, com mandato de dois anos para cada cargo, e autonomia de atuação outorgada pelo Estatuto Social da AHFA.

Diretoria Executiva: representa a Escola nos campos administrativo-financeiro e jurídico-institucional. Emprega professores e funcionários responsáveis pela operacionalização da instituição.

 

Composição atual da Diretoria Executiva- 2019:

Presidente          – Soraya Graczyk de Araújo Aguiar
Vice Presidente – Bernadete Megumi Tamakoshi Kambe

1º Tesoureiro  – Alessandro Galindo Martinez
2º Tesoureiro  – Kelli Renata Gonçalves Correa Marcomini

1ª Secretária  – Daniela Gianonni Negro
2ª Secretária  – Ana Carolina Janeiro Ghirello

 

  • Grupo de Pais, responsável pela vida social e fraterna da comunidade escolar.

 

A Comissão de Pais tem como missão atuar de forma fraterna visando integrar pais, responsáveis, gestores e funcionários nas atividades, dúvidas e sugestões que visem o bem-estar, felicidade e desenvolvimento dos alunos  da instituição. O Grupo de Pais e Responsáveis também objetiva o crescimento, melhoria e a salubridade da Escola.

 

Membros:

 Vania Maria Grigoletto da Silva (mãe Giovani)

Mara Lúcia Abreu da Silva (mãe do Eduardo e Julia)

Lilian Ribeiro Araújo Grigoletto (mãe da Maria Noeli)

Kelli Renata G. C. Marcomini (mãe da Ana)

 

  • Conselhos:

Conselho Deliberativo é um órgão consultivo e tem como missão a visão geral dos processos e conscientização do que toda a escola representa (cultural e socialmente). Zela pelo respeito aos princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf na Instituição.

 

Membros:

Pedro Luiz Cerri

Vidal Bezerra da Silva

Tereza Cristina Racy

Profª Patricia Alejandra P. Sigl

Ricardo Dias Perez

 

Conselho Fiscal averigua as contas da Instituição com base nas documentações fiscais e contábeis. É composto de pais associados.

Membros:

Álvaro Manuel do Rosário Prino

Adriana Dias Teixeira

Elisete Batista dos Santos