Quem Somos

AUTOGESTÃO

Nossa escola tem em sua estrutura de organização social a prática da autogestão, fundamentada no conceito da Trimembração do Organismo Social, elaborado por Rudolf Steiner. A comunidade escolar é representada por Instâncias de responsabilidade com funções autônomas que interagem zelando por toda a  vida organizacional da escola, promovendo a parceria entre professores, pais e funcionários, em prol de todos os alunos, crianças e jovens.

Nessa formação trimembrada, temos as seguintes Instâncias: GOVERNANÇA, que é responsável pela vida pedagógica-cultural, a DIRETORIA EXECUTIVA DA ASSOCIAÇÃO HUMANISTA FRANCISCO DE ASSIS (A.H.F.A.),  pela vida jurídica e o CONSELHO DE PAIS, pela vida econômico-fraterna da comunidade escolar.

O Conselho Deliberativo é um órgão consultivo e tem como missão a visão geral dos processos e conscientização do que toda a escola representa (cultural e socialmente). Os Conselheiros são mantidos o mais livre possível das questões de gestão escolar, para auxiliar a Instituição a perseguir a real missão educativa da escola, baseada nos princípios da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia.

O Conselho Fiscal averigua as contas da Instituição com base nas documentações fiscais e contábeis.

Comissões de trabalho são formadas em todas as esferas para facilitar e agilizar os processos internos. Essas Comissões são grupos de trabalho criados de acordo com as demandas da escola para executar atividades específicas e de apoio às Instâncias, podendo ser permanentes, como as Comissões Financeira, de Bolsa e de Comunicação, ou formadas para demandas circunstanciais, como a Comissão de Sede Própria, cuja missão termina quando o objetivo final for concluído. Integram esses grupos professores, pais e funcionários.

A VIDA TRIMEMBRADA

Diretoria Executiva da AHFA

A A.H.F.A. – Associação Humanista Francisco de Assis é uma associação sem fins lucrativos cuja finalidade é a manutenção e desenvolvimento da Escola Waldorf Francisco de Assis. Possui em seu quadro de associados pais, professores e amigos da escola. Está à frente da Associação a Diretoria Executiva eleita pela Assembleia Geral de Associados, sendo composta por seis membros voluntários, com mandato de dois anos para cada cargo, e autonomia de atuação outorgada pelo Estatuto Social da A.H.F.A.

A Diretoria Executiva representa a Escola nos campos administrativo-financeiro e jurídico-institucional. Emprega professores e funcionários responsáveis pela operacionalização da instituição.  Tem entre suas atribuições:

  • Preparar o orçamento anual com a assessoria da Comissão Financeira;
  • Executar o Programa Anual de Atividades da A.H.F.A.;
  • Fixar anualmente o valor mínimo das contribuições dos pais;
  • Administrar a A.H.F.A., zelando por seus funcionários, instalações, equipamentos e patrimônio;
  • Criar Comissões ou departamentos que se façam necessários ao bom andamento e funcionamento das atividades da Escola,
  • Contratar funcionários ou auxiliares especializados, fixando seus vencimentos.

Composição atual da Diretoria Executiva:

Alessandro Galindo Martinez

Bernadete Megumi Tamakoshi Kambe

Carla Dal Maso Nunes Roxo

Denise Seignemartim

Helio Santos Tozato

Soraya Graczyk de Araújo Aguiar

Governança

A Governança é composta exclusivamente por professores eleitos pelo corpo docente, com mandato pelo período de três anos. Contempla, em sua formação, professores representantes de todas as etapas do ensino (Infantil, Fundamental e Médio). Tem por responsabilidade a gestão administrativo-pedagógica da Instituição e a função de representá-la junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Seus membros também se dividem participando das Comissões de trabalho da escola. São elas: Financeira, Estágios e Intercâmbio, Rotina Escolar e Comunicação Interna, Materiais Pedagógicos, Divulgação, Sede Própria, Eventos, Matrículas, Interação Social, Desenvolvimento, Inclusão, Biblioteca e Embelezamento.

Composição atual da Governança:

Juliana Herbst Carnieli

Yolanda Herculano

Neuzira

Marco

Eneida

Ângela Bernardo

Sidnei Xavier

Conselho de Pais

A Comissão de Pais e Responsáveis Legais tem como missão atuar de forma fraterna visando integrar pais, responsáveis, gestores e funcionários nas atividades, dúvidas e sugestões que visem o bem-estar, felicidade e desenvolvimento dos alunos  da instituição. A Comissão de Pais e Responsáveis também objetiva o crescimento, melhoria e a salubridade da Escola.

Nosso Grupo atua como representante dos Pais da Comunidade e conta com a contribuição dos demais Pais para atuar em parceria com as demais instâncias.

 

 

Compartilhe isso: