Formamos mais que alunos. Formamos seres humanos prontos para a vida.

Depoimento de ex-alunos:

 

“Sempre estudei em uma escola Waldorf, quase sempre na Francisco de Assis, são 12 anos nessa escola, muito tempo, agora estou no meu primeiro ano da graduação em geografia na Usp.

Hoje quando olho pra tudo pelo que passei na escola só posso agradecer, já que eles foram fantásticos, a relação que a escola cria entre alunos e professores é ótima até hoje mantenho contato com meus professores, que hoje considero amigos, fora o corpo de professores muito capacitados da escola, ela oferece várias experiências únicas na formação dos alunos, como viagens escolares pra vários lugares muito interessantes como o Petar ou as cidades históricas de Minas Gerais, existem também as reuniões entre diferentes escolas Waldorf, sejam elas pra prática de esporte ou pra outras diversas atividades, que criam integração entre as diferentes escolas.

As aulas também têm suas peculiaridades, as matérias que temos além das comuns, como matemática, história e geografia, temos aulas de desenho, pintura, marcenaria, argila e outros trabalhos manuais, assim os alunos desenvolvem outras habilidades manuais que em colégios tradicionais não tem. Essas diferentes matérias e os professores sempre me ajudaram a evoluir como ser humano, fazendo de mim o que sou hoje, ao olhar agora para minha história com a Francisco de Assis percebo que a escola Waldorf não te prepara somente para os vestibulares e provas em geral, ela te prepara para além disso, ela te prepara para a vida que você escolher.”

 

Haritz Ormazabal

 

 

“Foram 10 anos estudando na Francisco de Assis, de 1999 a 2009. Uma década, que valeu como uma vida. Aprendi muito mais do que os conceitos necessários para chegar ao ensino médio ou à faculdade. Fui moldado para ser uma pessoa melhor, aberta a descobertas, respeitando tudo e todos, entendendo que cada um tem vários talentos, que vão muito além do que uma simples prova escrita mostra.
Para além das matérias tradicionais, ainda tive a oportunidade de tocar instrumentos, mexer com marcenaria, com variados tipos de trabalhos manuais… pude ter aulas de música, euritmia, artes aplicadas e outras experiências que só a Waldorf poderia me proporcionar.
Por isso, não tenho dúvidas de que a melhor escolha foi cumprir este ciclo da minha infância e parte da adolescência na Francisco de Assis. Afinal, em 10 anos eu acumulei muitas vivências, individuais e coletivas, que me fazem até hoje lembrar com todo carinho da escola. Eu deixei de estudar lá, mas o que aprendi segue em mim, e seguirá para sempre, graças a um modelo tão diferente quanto fascinante de preparar crianças para a vida.”

 

Pedro Petrachini