O aluno da quinta série é equilibrado; o desenvolvimento físico e a capacidade acadêmica são fortes e estáveis, antes das mudanças que se aproximam da adolescência. Conquista bons hábitos de aprendizado e é capaz de iniciar um trabalho independente mais detalhado.

 

O estudo de culturas antigas aproveita as capacidades acadêmicas em expansão dos alunos. Os estudantes experimentam as contribuições da Índia, Pérsia, Mesopotâmia, Egito e Grécia para nossa compreensão do mundo. Este ano marca a mudança da pré-história e das representações míticas para a história formal ocidental (gregos clássicos).

 

Estudo da Grécia Antiga é reforçada pela reencenação dos Jogos Olímpicos Gregos. Um dia de competições em pentatlo, disco, dardo, luta livre, salto em distância e corrida são todos conduzidos com um clima de reverência e esforço pela beleza. Este evento reúne estudantes de várias escolas Waldorf, em outra escola, e é muito significativo no calendário da quinta série.

O estudo do 5º ano de Botânica é ideal para os fundamentos na EWFA, com a oportunidade de observar as plantas diretamente em seu habitat natural. Observar como caminha a natureza,  esboçando diferentes variedades de árvores e plantas em seu ambiente natural são parte das lições. Há uma viagem de campo para conhecer o mangue com sua diversidade de plantas e animais.

 

Aula principal com professor de classe:

 

  • Composição portuguesa, gramática, ortografia, leitura e peças;
  • Geografia … ;
  • Índia, Pérsia, Mesopotâmia, Egito, Grécia
  • Decimais, frações e geometria à mão livre;
  • Botânica
  • Uma peça de teatro tirada do currículo pode ser encenada.

 

Aulas de habilidades:

Inglês, Alemão, música, flauta doce contralto (quatro partes, cantando, cordas e ventos conjuntos), Euritmia, tricô com cinco agulhas, madeira (escultura), modelagem de argila, pintura, educação física (tradicional pentatlo grego eventos, habilidades de esportes de equipe, Ginástica Bothmer)